25.10.11

Happy Diwali !!! - Festival das Luzes - India


Happy Diwali, originally uploaded by m4r00n3d.
Na India, o tradicional Festival das Luzes - "Diwali ", começa neste dia 26 de outubro / 2011 e continua por 5 dias até domingo, 30 de outubro.

Diwali (Norte da India)

Deepavali (Sul da India) 

10.10.11

R.I.P. JAGJIT SINGH

Uma homenagem a JAGJIT SINGH, famoso cantor e compositor indiano de música ghazal que morreu essa manhã. Ele cantava em vários idiomas, incluindo hindi, punjabi, bengali, guzerate, Nepali. Mais sobre ele no wikipedia.

5.10.11

Anurag Kashyap em palestra ontem, apos exibiçao do seu filme "Dev.d ",no SESC Pinheiros

Ontem começou a restrospectiva Anurag Kashyap no SESC Pinheiros, o filme que estreiou a mostra foi o ótimo e irreverente Dev. d. Eu tive o imenso prazer de assistir o filme e uma palestra com o cineasta indiano.. Muito simpatico e bem humorado, Anurag falou dos seus filmes, sua tragetória no cinema contemporaneo indiano e sua luta para imprimir uma nova linguagem no cinema do seu pais. Anurag Kashyap teve a coragem de ir em frente quebrando regras e paradigmas com filmes que são radicalmente diferentes de todos os filmes da industria cinematografica de Bollyowd que estamos acostumados a ver. Dev.d, me surpreendeu positivamente pela ousadia do roteiro que fala abertamente sobre a realidade da sociedade atual e sobre a hipocrisia dos jovens de hoje na India. O filme contém cenas de sexo e drogas e fala tambem da representação da sexualidade feminina da nova mulher indiana, mas tudo isso é tratado sem ser obceno e com um tom muito refinado. Um elenco excelente representados especialmente pelo triangulo Deol Abhay, Mahie Gill e Kalki Koechlin que conta com cenografia, fotografia e direcao de arte excelentes que fogem completamente dos padrões estéticos bollyowdianos. A trilha sonora do filme é super moderna, representando muito bem o tipo de som que a juventude na India está ouvindo hoje.
Anurag Kashyap, Ibirá Machado e Beatriz Seigner A mostra que tem a curadoria de Ibirá Machado e Beatriz Seigner (Bollywood Dream), segue acontecendo as terças-feiras de outubro e serão exibidos os sete filmes de Anurag (dirigidos ou produzidos por ele). Mais sobre Anurag no site TEDXESPMProdutor, roteirista e diretor de filmes indianos. Como diretor, é conhecido por Black Friday (2004), um filme hindu controverso e ganhador de prêmios, sobre os atentados ocorridos na cidade de Mumbai, em 1993, na Índia. Também famoso por No Smoking (2007), Dev.D (2009), Gulaal (2009), That Girl in Yellow Boots (2010) e pelo filme canadense indicado ao Oscar, Water (2005). http://www.tedxespm.com.br/index.php/2011/08/03/anurag-kashyap/

2.10.11

SESC Pinheiros realizará uma retrospectiva dos filmes do cineasta Anurag Kashyap, um dos mais importantes nomes da vanguarda do cinema indiano.

Paralelo à V Mostra de Bollywood e Cinema Indiano em São Paulo (http://www.facebook.com/event.php?eid=119685508134039), o SESC Pinheiros realizará uma retrospectiva dos filmes do cineasta Anurag Kashyap, um dos mais importantes nomes da vanguarda do cinema indiano.

Na abertura da retrospectiva de seus filmes em São Paulo, no dia 4 de outubro, o cineasta Anurag Kashyap realizará um bate-papo com o público no qual falará sobre o novíssimo cinema indiano. O debate será mediado pelos curadores e produtores da mostra, Ibirá Machado e Beatriz Seigner, diretora da primeira coprodução entre Brasil e Índia, “Bollywood Dream – O Sonho Bollywoodiano”.

Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Mais informações:
www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=9122

www.cinemaindiano.com
Um pouco mais sobre Anurag Kashyap:

Diretor, roteirista e produtor de filmes indianos. Como diretor, estreiou com Black Friday ( Festival de Locarno - 2004), um filme hindu controverso e ganhador de prêmios, sobre os atentados ocorridos na cidade de Mumbai, em 1993, na Índia. Tornando-se um cineasta outsider cada vez mais influente também na indústria de cinema indiano com "No Smoking (2007)", Dev.D (2009), que revolucionou a indústria de Bollywood, pela ousadia na releitura de uma das histórias mais famosas do cinema indiano, tendo também produzido Gulaal (2009 - Cannes 2010), dirigido recentemente "That Girl in Yellow Boots (Festival de Veneza e Toronto de 2010)" e pelo roteiro do filme indo canadense, de Deepa Mehta, indicado ao Oscar, "Water (2005)".

Em 1999, Kashyap ganhou o prêmio de Melhor Roteiro por Satya, no Star Screen Award. No ano seguinte, seu curta-metragem Las Train to Mahakali conquistou o Prêmio Especial do Júri na mesma premiação. Black Friday, seu prestigiado filme de estreia, obteve o Grande Prêmio do Júri no 3º Festival Anual de Filme Indiano de Los Angeles (2005) e concorreu ao Pardo de Ouro (prêmio de Melhor Filme) no 57º Festival de Locarno (2004), na Suíça. No Festival de Cinema de Veneza em 2009, Dev.D e Gulaal tiveram destaque e Kashyap também participou do júri do festival, com o cineasta Ang Lee como presidente. Dev.D abocanhou a maioria dos prêmios, incluindo seis Filmfare e quatro Screen Awards em 2009. Nesse mesmo período, ainda foi indicado para o Asia-Pacific Academy Awards por esse filme.

No ano 2010, conseguiu o Indian of The Year Award (Indiano do Ano) pela rede de televisão NDTV, votado entre os 100 indianos mais confiáveis pelos leitores da revista Digest. Foi classificado, em 2011, entre as 100 pessoas mais influentes de Mumbai.
O filme Udaan (2010) estava na seleção Um Certo Olhar em Cannes (2010), e obteve o prêmio da audiência no Giffoni Film Festival, além de Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora. A produção também ganhou o prêmio da audiência nos seguintes festivais internacionais de cinema: Seatle, Palm Spring e Houston – todos nos EUA. Indicado ao prêmio de melhor filme infantil pela APSA Academy (Asia Pacific Awards), na Austrália. E acumulou o maior número de prêmios na Índia, incluindo os de melhor roteirista e filme.
Sua nova produção, Shaitan, foi um sucesso de crítica e bilheteria em 2011. O próximo filme, Michael, estreou no começo deste mês no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Ele ainda coproduziu Trishna, de Michael Winterbottom, que foi lançado no mesmo festival.

PROGRAMAÇÃO


4/10
19h - Dev.D (2009) - após a exibição do filme haverá um debate com o diretor

11/10
17h - Não Fume (2007)
19h30 - Sexta-Feira Negra (2004)

18/10
17h - Gulaal (2009)
19h30 - A Garota dos Sapatos Amarelos (2011)

25/10
17h - Diabo (2011)
19h30 - Vôo (2010)

Marcadores