por Bianca Jhordão
(colaboração para o India Link Brasil)
Convidados pelo Consulado Geral da Índia em São Paulo e a Câmara de Comércio Brasil-Índia, participamos do evento “Indian Tea – A Cup Of Every Mood” que ocorreu na manhã de ontem, dia 3/3, no aconchegante e colorido Restaurante Samosa & Company no Jardins.
No telão montado no restaurante, um mini-documentário sobre o plantio, cultivo e produção de três chás preto, cultivados comercialmente em três áreas principais da Índia: Darjeeling, no norte, Assam, no nordeste, e Nilgiri no sul.
Além de ser uma bebida natural, o chá preto nos mantem ativos e alertas, estimula o sistema nervoso sem prejudicar o corpo, melhora a respiração, estimula o coração e com tantas propriedades antioxidantes e energizantes é perfeito para começar o dia com disposição.
Cada sabor tem sua própria história e característica.
Sobre Darjeeling, dizem que quando a Terra e o Céu se uniram, houve uma inesquecível canção. Sua melodia é traduzida pelo sabor suave e o aroma floral desse chá, que tem um sabor de outro mundo.
Nilgiri é cultivado nas altíssimas Montanhas Azuis, de florestas densas, lar de Elefantes e Tigres de Bengala. Intenso, incorpado, forte e ao mesmo tempo, equilibrado, em paz com o mundo. Uma mistura dos sonhos.
Assam, de cor âmbar, com um sabor aveludado, suave de malta e um toque de sabor frutado, leva e repõe as energias para o dia pois são cultivadas perto do nível do mar, em condições quentes e ensolaradas. Esse é um dos melhores chás preto do mundo, produzido numa das regiões mais prolíficas da Índia.
Uma informação que nos deixou intrigado foi de que o Brasil só importa 0.1% de chá da Índia, nós compramos mais chá da Espanha, Estados Unidos (que não são produtores) e do Chile, por exemplo.
Depois da degustação, um tradicional almoço indiano foi servido e no cardápio delicias como o pão de trigo e iogurte natural, Naan, que eu gosto muito e o Butter Chicken que é um frango assado refogado em molho de tomate com castanha de caju, creme de leite e manteiga temperada com especiarias da Chef Deepali. Para a sobremesa, doce de cenoura ralada com amêndoas, leite e castanha. Finalizando com o Masala Tchai, novos amigos e os chás Assam e Nilgiri para degustar também em casa.
Namastê Elza Cohen pelo convite de participar desse evento maravilhoso que nos ensinou e nos fez ficar ainda mais apaixonados pelos chás da Índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário