17.2.10

Aranmula kannadi (kannadi mirror)
Espelho de metal feito exclusivamente em Kerala - India.























































A India é realmente muito surpreendente e única, hoje pesquisando sobre Kerala eu descobri como se faz todo o processo de fabricação do Kannadi Mirror. Há séculos atrás, artesãos de Aranmula, uma pequena aldeia nas margens do Rio Pamba Patanamthitta em Kerala, India, nativos inventaram um espelho feito de metal chamado Aranmula Kanadi Mirror que tornou esse distrito famoso por esse tipo de espelho único. Trabalhadores se especializaram em tornar o mundo do metal fundido nesses famosos e requintados espelhos com alças. Este espelho é notável pela sua construção secreta. Apenas as famílias de Aranmula estão familiarizadas com os detalhes da fabricação e são somente os artesãos locais da região que fazem isso. A imagem de Aranmula kannadi é refletida pela superfície superior do material refletindo, onde em vidro a imagem no espelho é refletida da camada inferior onde o mercúrio é colado. Assim, a imagem real só é capturada na kannadi Aranmula. É um componente inevitável de Ashtamangalyam, um conjunto de objetos usados em cerimônias auspicioso como o casamento. Aranmuala kannadi é feita de metal de sino e é quase impossível de duplicar. Acredita-se que a produção de Aranmula kannadi começou no século XVIII .

Os metais exatos usados na liga para a confecção destes espelhos são desconhecidas, mas sabe se que misturam cobre e estanho, antes de ser polido durante vários dias em uma fila para conseguir sua superfície reflexiva. O metal é polido usando bastante terra, pó de barro queimado misturado com óleo especial sobre um pano de juta. Para conseguir uma superfície altamente reflexiva, polimento pode ir de um a vários dias. Quando um acabamento satisfatório é alcançado, o espelho é montado em vários modelos de quadros de bronze artístico.

Estes espelhos de metais únicos são o resultado de uma das ricas tradições culturais e metalúrgica de Kerala que têm grande valor histórico e cultural. Produzidos por uma única família em Aranmula e entregue as gerações futuras, as origens do kannadi Aranmula estão ligados à Parthasarathy Aranmula Templo. A lenda conta que oito famílias de especialistas em artes e ofícios do templo foram trazidas pelo chefe real para o distrito de Aranmula Tirunelveli para trabalhar no templo Parthasarathy séculos atrás na fabricação dos espelhos.
Dizem que essa antiga arte de fazer espelhos de metal ainda é praticado atualmente, sem modificação, por uma família baseada em Aranmula por alguns artesãos.

* Aranmula kAnnAdI, é famosa por trazer prosperidade, sorte e riqueza para a casa


Aranmula Mirror Making


Onam Special: Aranmula Kannadi

Links para maiores informações sobre o assunto:
http://www.aranmulakannadionline.com/

Nenhum comentário: