21.10.13

Recital de música clássica indiana "Dhrupad" com os irmãos Gundecha no ICC

Dia 18 de outubro no Centro Cultural da India, teve recital de música clássica indiana com OS IRMÃOS GUNDECHA - “DHRUPAD”  (
 UMAKANTRAMAKANT e AKHILESH)

Os Irmãos “Gundecha” são os artistas indianos mais ativos na cena musical mundial de hoje em dia, do gênero musical e vocal, da antiga Índia conhecido como Dhrupad. Dhrupad é a forma mais antiga e mais pura da música Gandharva Veda. É um gênero vocal na música clássica hindustani, que dizem ser o mais antigo ainda em uso em que a tradição musical. Seu nome é derivado das palavras dhruva e pada (verso), onde uma parte do poema (Dhruva) é usado como um refrão. O termo pode designar tanto o verso da poesia e do estilo em que é cantada.Os Irmãos “Gundecha”  fizeram várias turnês internacionais visitando mais de 25 países ao redor do mundo e gravaram mais de três dezenas de CDs de várias gravadoras nacionais e internacionais. Além disso, eles operam a “Dhrupad Sansthan” em Bhopal, na Índia, uma academia musical única, modelada na antiga guru-shishya (mestre-discípulo) tradição de educação, com os alunos de mais de 20 países diferentes, bem como de várias partes da Índia.

A importância da Dhrupad (música clássica Hindustani) dos Irmãos “Gundecha” não é só pelo fato deles terem feito a Dhrupad acessível e popular em todo o mundo, mas porque eles apresentam uma certa qualidade no estilo de seu desempenho (fonte da informação - ICC)
Além de São Paulo, eles se apresentaram tambem em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Fotos por Elza Cohen



























Nenhum comentário: