29.2.12

Silvana Duarte ensina Odissi no Centro Cultural da India em São Paulo

Recentemente foi inaugurado o Centro Cultural da India em São Paulo, o Indian Cultural Centre (ICC) localizado na Rua Sarutaiá, 380, Jardins. Segundo informações do Consulado da India, o ICC é o maior centro comercial e cultural da India, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Dentre as várias atividades do ICC, estão as aulas de Odissi,(dança classica do leste da India) com a professora Silvana Duarte.

Odissi é uma forma de dança clássica originária do estado de Orissa, leste da India.




    photos by Elza Cohen

Silvana Duarte é bailarina e professora de dança. Estudou com renomados professores na Índia tais como: Protima Bedi, Bijaiyni Satpathy e Surupa Sen no Nrityagram – The Dance Village (Bangalore); com Ramani Ranjan Jena no Triveni Kala Sangam Theater (Delhi); com Sharon Lowen (Delhi), Sujata Mohapatra no Srjan (Bhubaneswar) e Aruna Mohanty.
Na Índia apresentou programas de repertório Odissi, acompanhada por orquestra de músicos tradicionais do estilo em importantes teatros de New Delhi. Em 2006 foi homenageada pelo Indian Council for Cultural Relations (ICCR) que organizou espetáculos solo com acompanhamento de música ao vivo em Delhi. Em 1997 e 98, recebe homenagem do Consulado Geral da Índia em reconhecimento ao talento e contribuição na promoção da dança clássica indiana no Brasil.Trabalha ativamente para a difusão do valor artístico e humano da dança Odissi através de palestra-demonstrações, workshops e espetáculos. Alia ao seu trabalho como educadora o conhecimento na área de consciência corporal, adquirido em 29 anos de trabalho como bailarina, professora de dança, yoga e educadora do movimento.
Além de professora e coordenadora do curso de formação em Odissi no Indian Cultural Center (SP) é tambem diretora artística do Estúdio Padmaa – Arte e Cultura.
Seu background inclui formação em Balé Clássico pelo Ballet Íris Ativa Dança em Campinas (1990). Formação em Yoga pelo Instituto de Yoga Clássico em Campinas (1996), pelo Instituto Narayana (1995) e pela FMU (2007) em São Paulo. Formação em “Reeducação do Movimento” pela escola Ivaldo Bertazzo (2006). Sobre o curso:

O curso de dança Odissi tem o objetivo de formar dançarinos de dança Odissi do nível iniciante ao nível avançado. O nivel iniciante os estudantes entram em contato com a teoria e prática da técnica Odissi. Aprendem a dissociar as diferentes partes do corpo, como: posições do corpo (bhangi), posições dos pés (padabheda), movimento do torso (cala), movimento dos pés (caris), movimentos da cabeça (sirobheda), movimento do pescoço (grivabheda) e movimento dos olhos (dristibheda). Aprendem sobre o uso e aplicações dos hastas ou gestual das mãos (hastabhinaya), saltos (utha), giros (bhramari), e formas de caminhar (bhumi).
Todos os movimentos das diferentes partes do corpo são praticados numa unidade de movimento, nos exercícios ou passos básicos chamados Chouka e Tribhanga. Evoluindo na prática dos passos básicos, o praticante é introduzido à prática de sequências coreográficas (arassa). Também no nível iniciante o praticante aprende peças clássicas como: namami mangalacharam, vassanta e arabhi pallavi e battu.


























































photos by Elza Cohen

Serviço:
Aulas de Odissi com a professora Silvana Duarte
- No ICC - Indian Cultural Centre
Nível Iniciante
Dia: 2ªs e 4ªs feiras, das 18 ás 18h15 (turma em andamento)
Dia: 2ªs e 4ªs feiras, das 17 ás 18h15 - Nova turma a ser aberta em maio de 2012
* Reserva de Vaga: solicite ficha de inscrição pelo contato@odissi.com.br ou contatoicc@indiaconsulate.org.br
Local: Indian Cultural Centre – ICC
Rua: Sarutaiá, 380 – Jardins – São Paulo/ SP
Estação Brigadeiro de metrô
Mais informações: (11) 3149-3340

- No Padmaa - Arte & Cultura
Nível Iniciante - Inscrições abertas
Dia: 3ªs e 5ªs feiras, das 18 às 19h
Nível intermediário
Este programa é voltado a estudantes que queiram revisar coreografias já aprendidas e/ou aprender novas coreografias.
Dia: 3as e 5as feiras das 19 às 20h30 – Inscrições abertas
Local: Padmaa – Arte e Cultura
Rua: Rodrigo Lobato, 106 - São Paulo/ SP
Estação Vila Madalena de metrô
Informações e inscrições: contato@padmaa.com.br
Saiba mais: www.padmaa.com.br e www.odissi.com.br

Photos by Elza Cohen








28.2.12

Documentário O Rapaz Que Não Podia Parar de Correr (Budhia Singh)



Sinopse: Budhia Singh não é um rapaz vulgar. Desde os três anos de idade que ele corre pelo menos trinta quilómetros por dia. Aos quatro anos ele correu na sua primeira maratona. Com tudo isto ele espera tornar-se no mais novo corredor do mundo. Será este documentário uma história de um extraordinário talento ou a triste história da exploração de uma criança que arruina o seu corpo na esperança de entrar no recorde dos livros? Este fantástico documentário conta a notável história de Budhia e o que o levou a ser famoso internacionalmente!

18.2.12

Kamala Shankar Rajeev Janardan Jugalbandi Swar Saraswati Concert Part 2

"A Stranger Here" - No Stranger Here - Shubha Mudgal, Ursula Rucker, Business Class Refugees


Album Review: No Stranger Here – Shubha Mudgal, Ursula Rucker, Business Class Refugees.

Uma equilibrada e rica mistura entre as sutilezas elegantes da tradição clássica indiana, a música ocidental orquestral reinventadas para a era moderna. Tudo isso somado a arte da palavra falada de Ursula Rucker que proporciona uma deliciosa sensação contemporânea e mistica.
Nascido em Allahabad, na Índia, Shubha Mudgal traz uma presença qualificada, ao misturar vocal, fusion, pop e Hindustani Khayal ao fundo. Refugiados da Classe Executiva são Patrick Sebag e Yotam Agam. Esses autores fornecem uma base mais contemporâneo, com percussão rítmica e magia eletrônico que ajusta o estágio para um caldeirão criativo de misturas suntuosos para qualquer fã de world music com um desejo ardente de invasão do Sul da Ásia. Estranho é o que não conhecemos! então escute e saiba mais sobre o album no link abaixohttp://nadabrahma.co.uk/kabir-inspired-cross-cultural-exploration-no-stranger-here-earthsync/



Este álbum é inspirado pela poesia escrita por Kabir, um poeta do movimento Bhakti (Século 16) que varreu toda a Índia com uma rebelião contra a ortodoxia religiosa, casta e distinções Brahmanic (Sumo Sacerdote) rituais. O movimento propagou amor, paz e harmonia, um movimento antigo que ainda tem relevância hoje, contra a prevalência mundial do fanatismo religioso ea ortodoxia de combustível comum que as guerras e tumultos. 



1. Seraphim Tones - Shubha Mudgal, Business Class Refugees, Ursula Rucker
2. Drunk In Love / Diwaana - Shubha Mudgal, Business Class Refugees  
3. Steadfast Shubha Mudgal, Business Class Refugees, Ursula Rucker  
4. When I Was / Jab Mein Tha - Shubha Mudgal, Business Class Refugee 
5. A Stranger Here - Shubha Mudgal, Business Class Refugees, Ursula Rucker
6. Searching For You - Business Class Refugees
7. Something Is Still Missing - Ursula Rucker, Business Class Refugees  
8. Above All Else / Ya Kareem - Shubha Mudgal, Business Class Refugee
9. Outsider / Pardesi - Shubha Mudgal, Business Class Refugees



Another fantastic album from one of my favourite record labels out there! … What can be classed as brilliance, No Stranger Hereintermixes diverse genres and music perspectives from at least three starkly different countries and cultures with deep secular grace, reiterating the timeless search for harmony, universal understanding and love.
Shubha Mudgal‘s rendition of the ancient poetry is the reference point for the poetry written by Ursula Rucker specifically for this album, and the cross-cultural global soundscape of the Business Class Refugees (Patrick Sebag & Yotam Agam) draw a deep, contemporary parallel.
This album is inspired by poetry written by Kabir, a poet of the Bhakti Movement (500 AD – 1700 AD) that swept across India as a rebellion against religious orthodoxy, caste distinctions and Brahmanic (High Priest) rituals. The movement propagated love, peace and harmony, an ancient movement that still has relevance today, against worldwide prevalence of religious bigotry and communal orthodoxy that fuel wars and unrest.
Lyrically, the track A Stranger Here / Pardesi is the pivot of the album’s concept: the poetry Shubha and Ursula render express being and feeling a stranger in this world, of being alone; not finding meaning, mooring or understanding. As prolifically expressed cross time by lovers, artists, saints and devotees – humanity is no stranger to spiritual emptiness, not belonging, intellectual questioning, and the contradiction of being a stranger in a familiar world.

Balancing the elegant subtleties of Indian classical tradition, Western orchestral music, rich bursts of electronica, and Rucker’sinsistent words, No Stranger Here flows from the universal sense of strangerhood, that mysterious alienation that haunts both our contemporary lives and echoes in centuries-old poems. “None of us are strangers to that feeling,” remarks Sonya Mazumdar, EarthSync CEO and producer. “Yet it is the very feeling of not belonging that highlights the intensity of love.”

17.2.12

BHAVA: Universo do Cinema Indiano no CCBB de São Paulo




De 29 de fevereiro a 11 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo promove BHAVA: UNIVERSO DO CINEMA INDIANO, maior panorama do cinema indiano integralmente em 35 mm já realizado em São Paulo, em paralelo à exposição internacional ÍNDIA, também em cartaz. A mostra é uma iniciativa da Tantri Arte e Cultura, organização cultural que trabalha pelo intercâmbio entre a cultura brasileira e indiana, em parceria com a Mostra Panorama do Festival Internacional de GOA (IFFI – Internacional Film Festival of Índia), o mais importante festival de cinema do país.

Para ver a programação acesse os links abaixo:
Página do Bhava - SP

14.2.12

INDIA! grande mostra no CCBB - São Paulo. India ! exhibition in São Paulo at CCBB - Brasil


                                       
                                         Algumas fotos da abertura da exposição Índia!, ontem (13/02/2012) no      
                                         CCBB-SP que estréia hoje, 14/02 e vai ate 29 de abril com  toda a riqueza e 
                                         diversidade cultural da fascinante India. Com curadoria do holandês Pieter
                                         Tjabbes. 
                                         Na minha opinão, essa mostra é uma verdadeira e profunda aula de
                                         história, muito educativa para a cultura em geral. Eu recomendo a todos,
                                         principalmente alunos e professores não devem perder por nada.


                                         http://www.facebook.com/ccbbsp
                                         http://blogs.estadao.com.br/divirta-se/caminho-aberto/
                                         http://www.youtube.com/watch?v=FlmRSqWo9jU

                                          Nesta photo:
                                          Consul General of India in Brasil, Mr.  G.V. Srinivas 
                                          (Godavarthi Venkata  Srinivas) and
                                          CG´s wife:  Mrs. Neelam Godavarthi
                                          Son:  Dhruv Aryan Godavarthi Venkata
                                          Servant: Mr. Krishna Singh
                                          And On the left side it’s Mr. Kamal Jit Singh (Director - ICC - Centro
                                          Cultural India) and wife, Mrs. Harvinder Kaur.

                                          Nesta photo:
                                          Consul General of India in Brasil, Mr.  G.V. Srinivas
                                          (Godavarthi Venkata  Srinivas) and
                                          CG´s wife:  Mrs. Neelam Godavarthi
                                          Son:  Dhruv Aryan Godavarthi Venkata
                                          Servant: Mr. Krishna Singh
                                          And On the left side it’s Mr. Kamal Jit Singh (Director - ICC)
                                          and wife, Mrs. Harvinder Kaur.