12.12.12

"Ravi Shankar", o grande mestre da cítara indiana, morreu nesta quarta aos 92 anos



    


O músico Ravi Shankar, que ajudou a divulgar a cítara no Ocidente e influenciou músicos como os Beatles e Philip Glass morreu nesta quarta-feira, no Sul da Califórnia. Vencedor de três prémios Grammy nos EUA, onde vivia, o artista e pai da cantora Norah Jones padecia há vários anos de alguns problemas de saúde. O primeiro-ministro indiano diz que o país perdeu um "tesouro nacional".A morte de Shankar foi confirmada pela família e pela fundação baptizada com o nome do músico. Os familiares relataram que o mestre da cítara se submeteu a uma cirurgia para substituir uma válvula cardíaca na quinta-feira da semana passada, mas nem assim o estado de saúde melhorou.
"Infelizmente, apesar dos esforços dos cirurgiões e dos médicos que cuidaram dele, o corpo [de Ravi Shankar] não suportou o esforço da operação. Estivemos ao lado dele quando morreu", descreveram a mulher Sukanya Rajan e a outra filha, Anoushka Shankar Wright, em declarações citadas pela Reuters.
Na Índia, o primeiro-ministro comentou via Twitter a morte desta figura lendária da música. Lamentou "o desaparecimento de um tesouro nacional" e de um embaixador global da cultura indiana e garantiu que toda a nação está unida numa homenagem ao "talento insuperável, à arte e humildade" do músico. Texto e foto extraidos do site Publico pt onde pode ser lido a materia completa.

http://www.publico.pt/cultura/noticia/morreu-ravi-shankar-mestre-da-citara-1577076

Nenhum comentário: