29.2.12

Silvana Duarte ensina Odissi no Centro Cultural da India em São Paulo

Recentemente foi inaugurado o Centro Cultural da India em São Paulo, o Indian Cultural Centre (ICC) localizado na Rua Sarutaiá, 380, Jardins. Segundo informações do Consulado da India, o ICC é o maior centro comercial e cultural da India, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Dentre as várias atividades do ICC, estão as aulas de Odissi,(dança classica do leste da India) com a professora Silvana Duarte.

Odissi é uma forma de dança clássica originária do estado de Orissa, leste da India.




    photos by Elza Cohen

Silvana Duarte é bailarina e professora de dança. Estudou com renomados professores na Índia tais como: Protima Bedi, Bijaiyni Satpathy e Surupa Sen no Nrityagram – The Dance Village (Bangalore); com Ramani Ranjan Jena no Triveni Kala Sangam Theater (Delhi); com Sharon Lowen (Delhi), Sujata Mohapatra no Srjan (Bhubaneswar) e Aruna Mohanty.
Na Índia apresentou programas de repertório Odissi, acompanhada por orquestra de músicos tradicionais do estilo em importantes teatros de New Delhi. Em 2006 foi homenageada pelo Indian Council for Cultural Relations (ICCR) que organizou espetáculos solo com acompanhamento de música ao vivo em Delhi. Em 1997 e 98, recebe homenagem do Consulado Geral da Índia em reconhecimento ao talento e contribuição na promoção da dança clássica indiana no Brasil.Trabalha ativamente para a difusão do valor artístico e humano da dança Odissi através de palestra-demonstrações, workshops e espetáculos. Alia ao seu trabalho como educadora o conhecimento na área de consciência corporal, adquirido em 29 anos de trabalho como bailarina, professora de dança, yoga e educadora do movimento.
Além de professora e coordenadora do curso de formação em Odissi no Indian Cultural Center (SP) é tambem diretora artística do Estúdio Padmaa – Arte e Cultura.
Seu background inclui formação em Balé Clássico pelo Ballet Íris Ativa Dança em Campinas (1990). Formação em Yoga pelo Instituto de Yoga Clássico em Campinas (1996), pelo Instituto Narayana (1995) e pela FMU (2007) em São Paulo. Formação em “Reeducação do Movimento” pela escola Ivaldo Bertazzo (2006). Sobre o curso:

O curso de dança Odissi tem o objetivo de formar dançarinos de dança Odissi do nível iniciante ao nível avançado. O nivel iniciante os estudantes entram em contato com a teoria e prática da técnica Odissi. Aprendem a dissociar as diferentes partes do corpo, como: posições do corpo (bhangi), posições dos pés (padabheda), movimento do torso (cala), movimento dos pés (caris), movimentos da cabeça (sirobheda), movimento do pescoço (grivabheda) e movimento dos olhos (dristibheda). Aprendem sobre o uso e aplicações dos hastas ou gestual das mãos (hastabhinaya), saltos (utha), giros (bhramari), e formas de caminhar (bhumi).
Todos os movimentos das diferentes partes do corpo são praticados numa unidade de movimento, nos exercícios ou passos básicos chamados Chouka e Tribhanga. Evoluindo na prática dos passos básicos, o praticante é introduzido à prática de sequências coreográficas (arassa). Também no nível iniciante o praticante aprende peças clássicas como: namami mangalacharam, vassanta e arabhi pallavi e battu.


























































photos by Elza Cohen

Serviço:
Aulas de Odissi com a professora Silvana Duarte
- No ICC - Indian Cultural Centre
Nível Iniciante
Dia: 2ªs e 4ªs feiras, das 18 ás 18h15 (turma em andamento)
Dia: 2ªs e 4ªs feiras, das 17 ás 18h15 - Nova turma a ser aberta em maio de 2012
* Reserva de Vaga: solicite ficha de inscrição pelo contato@odissi.com.br ou contatoicc@indiaconsulate.org.br
Local: Indian Cultural Centre – ICC
Rua: Sarutaiá, 380 – Jardins – São Paulo/ SP
Estação Brigadeiro de metrô
Mais informações: (11) 3149-3340

- No Padmaa - Arte & Cultura
Nível Iniciante - Inscrições abertas
Dia: 3ªs e 5ªs feiras, das 18 às 19h
Nível intermediário
Este programa é voltado a estudantes que queiram revisar coreografias já aprendidas e/ou aprender novas coreografias.
Dia: 3as e 5as feiras das 19 às 20h30 – Inscrições abertas
Local: Padmaa – Arte e Cultura
Rua: Rodrigo Lobato, 106 - São Paulo/ SP
Estação Vila Madalena de metrô
Informações e inscrições: contato@padmaa.com.br
Saiba mais: www.padmaa.com.br e www.odissi.com.br

Photos by Elza Cohen








Nenhum comentário: