11.5.12

Bharatanatyam (dança classica do sul da India) por Iara Ananda no ICC em São Paulo



Para quem se interessa pela cultura indiana, o melhor lugar para entrar em contato com essa cultura que tanto nos fascina,  é o Centro Cultural Indiano - ICC, que fica no coração dos Jardins em São Paulo. O ICC, além de oferecer muitas atividades gratuitas como aulas de dança, yoga, palestras, workshops, aulas de hindi, festas tradicionais da India,  é também um local de vivencias, onde brasileiros e indianos podem trocar idéias sobre suas culturas.
O post de hoje é para falar de uma das atividades do centro cultural que é a dança classica Bharatanatyam originária
do sul da India, ministrada pela professora Iara Ananda Romano.

Iara Ananda Romano, iniciou seus estudos com Patricia Romano aos dez anos. E em 2004 morou na Índia para aperfeiçoar-se em dança indiana com Srimathi Kalamandalam Sumathi.
Em 1998, com apenas onze anos de idade, recebeu do Consulado Geral da Índia em São Paulo um certificado em reconhecimento ao seu talento. Em 2001 iniciou seu treinamento como professora e em 2006 já dava aulas profissionalmente. Bailarina integrante do Grupo Natyalaya, faz parte do Grupo desde a sua formação em 1997.






Atualmente, Iara é  professora de Bharatanatyam no Indian Cultural Centre - ICC, na Alameda Sarutaiá 380, Jardins 
as terças e quintas as 18h30)  e tambem é diretora da Natyalaya brasileira que fica na  Rua Antonio Carlos, 690. 2º andar. Cerqueira César. São Paulo 






                      photos by Elza Cohen

BHARATHANATYAM é a mais popular forma de dança clássica da Índia e considerada a mais antiga de todas as formas sendo extremamente tradicional na sua maneira de ensino e conhecida por sua graça, pureza, e poses esculturais. Considerado a mãe de todos os estilos de danças clássicas indianas, o Bharathanatyam ou Bharat Natyam nasceu e se desenvolveu no Sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, às margens do rio Kaveri (ou Cauvery) e calcula-se que sua idade remonta mais de seis mil anos. Apesar de sua Antigüidade, este estilo de dança ainda se conserva fresco e fascinante em sua riqueza de movimentos tradicionais, encanto estético e variedade de expressões.
A palavra Bharatha tem sua origem em várias raízes. Bharatha é o antigo nome da Índia, Bharatha também é o nome do sábio ao qual o Deus Brahma concedeu as escrituras que regem a dança, o Natya Shastra, mas também é dito que a palavra Bharatha tem sua origem em Bha de Bhava (emoção), Ra de Raga (melodia ou modo musical) e Ta de tala (ritmo). Foi aproximadamente na década de 30, no século XX, com o início do movimento de libertação da Índia, que alguns artistas se uniram para revitalizar esta forma de dança que em sua origem tinha o nome de Sadir.
Sua origem é Templária e originalmente era dançado apenas por mulheres, chamadas de Devadasis, que pela tradição pertenciam ao Templo e eram completamente devotadas à arte. Obviamente, o Bharathanatyam, assim como os outros estilos de danças clássicas da Índia sofreu alterações desde seu início, mas sua essência ainda é mantida.
Nas palavras da grande bailarina responsável pela revitalização do Bharathanatyam, Rukmini Devi: “Bharathanatyam é uma arte viva a qual ainda pode ser apresentada de acordo com o Natya Shastra de Bharatha, ainda que a essência do Shastra não seja limitar a dança por regras e regulamentos. Há sempre uma interpretação errônea de que tradição ou ensinamentos tradicionais são estreitos e não criativos. Se o lugar da tradição é entendido apropriadamente, o exato oposto será achado como verdadeiro.....Bharathanatyam é um método de aprendizado espiritual para fins humanos. Portanto não é esperado que reflita a vida moderna...”
O estilo de música que acompanha o Bharathanatyam é o estilo clássico Carnático e os instrumentos usados para acompanhar o vocal são: a flauta ou o violino, a Veena, a Tambura e como percussão para o ritmo dos pés, o Mrdungam e o nattuvangan. ( fontehttp://www.natyalaya.com.br/bharathanatyam.html )

2 comentários:

Ratheesh Sundaram disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ratheesh Sundaram disse...

grandes fotos
É bom saber sobre aulas de dança na cultura indiana centro :)
2,6, e 9 ª fotos são tão bonitas
parabéns :)