27.4.12

Kathak, dança clássica do Norte da India em São Paulo.

O Centro Cultural Indiano - ICC,  tem sido um importante ponto de disseminação da cultura indiana em São Paulo, nos Jardins. Várias atividades gratuitas acontecem diariamente; dentre elas, estão as aulas de yoga, danças clássicas, música e hindi (língua oficial).
Hoje o assunto aqui é o Kathak, dança classica do Norte da India, ministrado pela professora indiana Gyanshree karahe.


Kathak Dança Clássica Indiana  - está entre as seis principais danças clássicas da Índia, é uma das artes do teatro-dança mais dinâmicas do mundo. Oriundos do norte da índia. A palavra “Kathak” é derivada do “Katha”, que significa "a arte de contar histórias." Também é sinônimo para os artistas, conhecido como "Kathakas", cuja profissão era hereditária para narrar a história e ao mesmo tempo entreter as pessoas. Com a dança, música e mímicas estes contadores de histórias da antiga Índia trariam à vida as escrituras dos grandes épicos dos tempos antigos, especialmente os grandes épicos indianos Mahabharata e o Ramayana além dos Puranas de literatura sânscrita. Desde os primórdios utilizados como uma expressão de devoção dedicada aos deuses hindus, o Kathak progressivamente transferiu-se fora dos templos para dentro das salas e cortes reais dos governantes, marajás hindus e dos reis muçulmanos. Como estes governantes possuíam riquezas, preocupados com a manutenção cultural e com o entretenimento pródigo, uma classe de dançarinas e cortesãs surgiram para entretê-los. Muito mais tarde, em meados dos anos 1800, Kathak proliferou com o renascimento e ganhou destaque entre os reis e senhores feudais, não só como uma forma de entretenimento, mas como uma forma de arte clássica. Hoje, a dança Kathak recuperou sua popularidade, após o período de declínio durante o domínio do Império Britânico. A particularidade histórica da dança Kathak tem sido muito diferente das outras formas de danças tradicionais, embora ainda conserve suas raízes. Movimento expressivo, precisão rítmica, giros graciosos, posturas enérgicas, clareza técnica, gestos das mãos (mudras) e expressão sutil (bhava-abhinaya) são componentes importantes do Kathak moderno.

Gyaneshree Karahe - nasceu na cidade de Nagda, estado de Madhya Pradesh. Nascida em família de músicos clássicos, iniciou seus estudos em dança Kathak aos 5 anos de idade sob a tutela de guru Shri Suresh Dharmadhikari Ji, na tradição Jaipur Gharana. Graduada em ciências pela Universidade Devi Ahilya (Indore). Concluiu o mestrado em dança Kathak sob a tutela de guru Dra. Suchitra Harmalkar, realizando apresentações premidas na Universidade com medalha de ouro no final de seu curso em 2005. Na companhia de sua guru realizou inúmeras apresentações em festivais como Geet Ramayan, Nari Shakti, Malwa Utsav, Lok Sanskriti Manch, nas cidades de Nagda, Pune, Mumbai, Goa, Bhopal, Chitrakut, Patna entre outras. Para o aprimoramento de suas performances em dança Kathak, estudou com eminentes gurus, entre eles, Shri Puru Dadhich e Vibha Dadhich. Ela inclusive participou de workshops dados pelo Pandit Birju Maharaj ji. Começa a lecionar dança Kathak na Internacional Choithram Organization em Indore (ÍNDIA) em 2005. Em 2007, em Nova Delhi (ÍNDIA), associa-se à renomada escola internacional Banyan Tree World School, passando a lecionar a dança Kathak como terapia para alunos deficientes. Na mesma Escola ensinava também como atividade extracurricular danças no Estilo de Bollywood. Em 2009, casou-se com Sagar Karahe, filho da famosa cantora indiana Meeta Ravindra e veio ao Brasil iniciar sua carreira brasileira em Dança Clássica Indiana. 

Photos by Elza Cohen





                                          Gyaneshree Karahe

































     Sagar Karahe
   
    Sagar Karahe


 

Nenhum comentário: