8.8.12

Cheraw Dance of Mizoram, é caracterizado pela utilização de aduelas de bambu



    http://lrsailo.blogspot.com.br/2010/12/cheraw-popular-dance-of-mizos.html
Cheraw é a dança mais colorida e distintiva da Mizos. Pouco se sabe sobre a origem da dança Cheraw. É uma dança de santificação e redenção, executada com grande cuidado, precisão e elegância.
Fonte: INDIA IS -  Leia more:http://goo.gl/OEiTY imagem courtesy.

Cheraw Dance em Mizoram é caracterizado pela utilização de aduelas de bambu, que são mantidas em formas transversais e horizontal sobre o chão. Enquanto os bailarinos movem esses varais de bambu em batidas rítmicas, os dançarinos (as) realizam por entrar e sair dos blocos de bambu. Reconhecida como uma das mais antigas danças de Mizoram, Cheraw tornou-se parte integrante de quase todo festival de Mizoram.

Acredita-se que a dança Cheraw originado, logo no 1 º século dC. Apropriadamente suportada por duas bases, os bambus são aplaudidos juntos em uma batida especial pelos bailarinos. As fêmeas que têm um sentido de timing perfeito, dançam graciosamente por pisar dentro e fora das aduelas de bambu colocadas cruzadas e horizontalmente.

Os trajes comuns usados pelos artistas do sexo feminino durante a Dança Cheraw incluem Thihna, Vakiria, Kawrchei e Puanchei. Todos esses trajes tradicionais da dança Cheraw vêm em cores vibrantes que ainda alegram o ambiente circundante.

Nos tempos antigos, Cheraw Dança foi realizada com a esperança de proporcionar consolo para a alma de uma mãe falecido que tinha deixado seu filho recém-nascido na terra. No entanto, hoje, o horizonte de Dança Cheraw se expandiu consideravelmente. Na verdade, esta dança é executada em todas as ocasiões grandes e pequenos de Mizoram.

Mais frequentemente do que os vários movimentos realizados pelos bailarinos Cheraw são inspirados pela natureza. Enquanto algumas expressões da Dança Cheraw lembram o balanço das árvores alguns outros indicam o vôo dos pássaros. Não há como negar o fato de que a dança Cheraw é certamente uma das formas mais encantadoras da cultura Mizoram.  

Mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Cheraw_Dance


Nenhum comentário: