27.8.12

Kuchipudi no ICC com Sahana Natesan, diretamente da India

    Sábado passado teve apresentação de Kuchipudi (uma forma de dança clássica do Sul da India),    com a dançarina Sahana Natesan no Auditório do Centro Cultural da Índia, em São Paulo.    Essa é a primeira vez que Sahana se apresenta no Brasil, ela veio a convite de uma familia de    amigos da sua mãe (indianos que moram no Brasil). Ela tem 15 anos e começou a dançar aos 8,    incentivada pela mãe que é apaixonada pela dança. Sahana tem se apresentado em vários    países pelo mundo, sempre acompanhada de sua dedicada familia (mãe, pai e irmão) que a     ajudam com a explicação teórica sobre Kuchipudi durante a sua apresentação.



    No ICC foi recebida com honras pelo Consul Geral da India em São Paulo, Mr Srinivas e pelo
    Diretor do ICC, Mr Kamal Jit Singh. O evento teve apresentação e tradução de Rafael Espadini.
    Fiz a cobertura fotográfica e estou postando aqui um texto abaixo sobre essa dança.
    Mr Kamal Jit Singh (dir. do ICC), Sahana Natesan and Mr Srinivas (Consul Geral da India em SP) - photo© Elza Cohen

Kuchipudi é uma dança clássica indiana de Andhra Pradesh , Índia . Muito popular em todo o sul da Índia. Normalmente é acompanhada por música Carnatic(música clássica do Sul da India).
O Kuchipudi na sua originalidade é o único estilo que incorpora todos os três elementos de dança pura (Nritta), dança expressional (Nritya), de dança teatro (Natya) e dá a mesma importância aos quatro aspectos de expressão: corpo, fala, traje & maquiagem e expressões faciais (Angikabhinya, Vachikabhinaya, Aharyabhinaya & Sattwikabhinaya).


O KUCHIPUDI surgiu na Vila de Kuchelapuram no estado de Andra Pradesh, no sul da Índia e  consolidou-se no século XVII, com o advento do movimento Bhakti, sob o comando de Siddhendra Yogi. Inicialmente, era executado somente por homens em apresentações coletivas de caráter teatral. Apenas no séc. XX passou a ser praticado por mulheres e aproximou-se do universo das danças dramáticas indianas. O Kuchipudi é marcado pelo virtuosismo, pelas poses esculturais, pelos giros e pulos e pela agilidade de suas composições. O item de resistência do Kuchipudi é o Taragam, executado sobre um prato de cobre e com um pote de água na cabeça. Este item tem um significado espiritual para os praticantes: “Assim como o dançarino move-se no palco indiferente às dificuldades, do mesmo modo nós devemos nos mover em nossas vidas indiferentes aos problemas e preocupações". (fonte: wikipedia)











    Mr Srinivas (Consul Geral da India)




                 Gyaneshree karahe (prof. de dança clássica kathak) and Sahana Natesan



















Local: Centro Cultural da Índia
Endereço: Alameda Sarutaiá, 380 Jardim Paulista - São Paulo
Tel: (55 11) 3149 3340     

Todas as photos por © Elza Cohen

Nenhum comentário: