3.7.12

Uma festa Junina com influência cultural da Índia.

       
O Centro Cultural Indiano de São Paulo, ICC,  realizou sexta-feira passada (29/06/12), a festa JunIndia , a tradicional festa Junina brasileira com influência cultural da India para mostrar aos indianos um pouco da nossa cultura e interagir cada vez mais brasileiros e indianos por meio da cultura e das artes dos dois países. A festa que celebrou uma das maiores manifestações populares do Brasil, homenageou os três santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. E a melhor surpresa para mim, foi ver as muheres indianas vestidas de caipira, ao invés dos seus tradicionais saris, e os homens de chapéu de palha e camisa xadres; tudo isso com um toque indiano, claro.. E até a estátua da deusa Sarasvati (deusa hindu da sabedoria, das artes e da música) recebeu um chapéu de palha na cabeça. O Consul Geral da India, Mr. Srinivas tambem esteve presente com sua esposa e filho. A coordenação da decoração e a recepção dos convidados e ainda a mediação do Bingo, ficou por conta de Simone Orth (recepcionista e tradutora do ICC).
A abertura do evento teve a apresentaçao de Rafael Espadini introduzindo o sr. Kamal Jit Singh (diretor do ICC) a senhora Juliana Mascarenhas (uma indiana residente no Brasil desde o final dos anos 50) que recebeu uma homenagem do ICC e agradeceu em forma de discurso contando a sua interessante historia de vida no Brasil.

A festa foi colorida e animada com a presença de indianos e brasileiros (crianças, adolescentes e adultos) que prestigiaram o evento com muita alegria. Os indianos puderam vivenciar uma típica e verdadeira  festa junina com direito a apresentação da clássica quadrilha, casamento caipira, musica Junina (forró), bandeirinhas coloridas, rostos pintados, fogos de artificios e tambem muita fartura de comidas e bebidas típicas brasileira e indiana. Tudo isso ao som da música caipira.

O casamento caipira teve representação teatral de Renato Ferreira Rodrigues (aluno da classe de dança Odissi) "o noivo",  de Ana Cerruti  ( também aluna da classe Odissi)  "a noiva", Rafael Espadini representando o padre e Mr. Kamal Jit Singh representando o pai da noiva, muito a vontade no papel de caipira vestindo camisa xadres e chapeú de palha, um verdadeiro ator.
Depois teve ainda uma grande Quadrilha junina onde todos os presentes; crianças, jovens e adultos dançaram juntos os passos tradicionais da quadrilha. As manifestações de alegria foram expressadas em portugues, hindi e inglês. E mesmo quem não falava a mesma lingua conseguiu se comunicar perfeitamente
Como não poderia faltar,  também teve brincadeiras, jogos e bingo no final. Quem compareceu com certeza se divertiu muito.


               Mr. KamalJit Singh and wife, Mrs. Harvinder Kaur and dauther Dilpreet Kaur
           Consul Geral Mr. G.V. Srinivas (Godavarthi Venkata Srinivas):
          CG´s wife: Mrs. Neelam Godavarthi and Son: Dhruv Aryan Godavarthi Venkata

    Renato Ferreira e Simone Orth

    Rafael Espadini



     Mr. Kamal Jit Singh and


       
       Monica Rodrigues dos Santos, Claudia Bo Nina e Juliana Loprete 
            Mr Kamal Jit Singh, Claudia Bo Nina e Juliana Loprete 


     Renato Ferreira ( o Noivo)
    Simone Orth
          Consul Geral Mr. G.V. Srinivas (Godavarthi Venkata Srinivas):
          CG´s wife: Mrs. Neelam Godavarthi and Son: Dhruv Aryan Godavarthi Venkata
    Ana Cerruti ( a noiva)

    Juliana Mascarenhas
    Rafael Espadini
    Sr kamal Jit Singh, Renato Ferreira, Ana Cerruti e Rafael Espadini











Fotos: Elza Cohen

ICCR
Centro Cultural da Índia
(Consulado Geral da Índia – São Paulo)
Alameda Sarutaiá, 380 – Jardim Paulista
CEP 01403-010 – São Paulo – SP
Tel./Fax: (11) 3149 3340

Nenhum comentário: