5.7.12

The I AM Journey - A viagem de motocicleta do indiano "Deepanker Dua" pelo Brasil


Matéria e foto por Elza Cohen para a Revista Trip sobre a Viagem pelo Brasil de moto do indiano Deepanker Dua http://revistatrip.uol.com.br/so-no-site/entrevistas/the-i-am-journey.html


Deepanker Dua, é um sorridente e carismático indiano de Nova Delhi que está viajando há cinco meses de motocicleta pelo interior do Brasil. Ele está registrando toda a sua viagem em video para edita-lo e tranformá-lo em um documentário para Social Media quando retornar a India. O nome do seu projeto é "The I am Journey" . Me encontrei com Deep para trocarmos  ideias sobre os nossos projetos e paixões em comum; Brasil e India. O meu projeto é "India Nos Meus Olhos" | "India In My      Eyes" ( documentário fotográfico rescem aprovado pela MINC  que irei fazer na India em breve) . Conversamos sobre futuras parcerias e aproveitei para fazer um ensaio fotográfico  e uma breve entrevista com ele. A nossa conversa aconteceu no Parque Buenos Aires em Higienópolis, São Paulo.

Elza Cohen  - Qual o principal objetivo dessa sua viagem de moto pela América do Sul ?  "The I am Journey (Eu sou jornada)" é um projeto pessoal?
Deepanker Dua  -   é sobre viagens para lugares distantes, viagens com as pessoas e sobre viagens na minha mente e coração. Enquanto eu passeio de moto pela América do Sul, eu descobri mais sobre mim mesmo através das pessoas, suas paixões e sonhos. Essa jornada é uma missão de ser simples, livre e cheio de convicção nos meus pensamentos e ações.
"The I am Journey"  é sobre mim e sobre pessoas. São historias sobre pessoas que conheço, as suas paixões na vida, experiências e histórias que chamam a minha atenção ... em coisas que ajuda a descobrir o meu próprio  "eu". Quando voltar pra India irei editar o material e tranformar essa experiência em um documentário pra web.

Elza Cohen - O que o povo Brasileiro tem em comun com o povo indiano, na sua opinião?
Deepanker Dua - A hospitalidade, o calor humano e a facilidade de fazer amizade.

Elza Cohen - Nessa viagem, o que voce descobriu no Brasil que é muito diferente da India?
Deepanker Dua -  aqui as pessoas trabalham para viver hoje, o brasileiro gosta de viver  cada dia, ficar tranquilo, na India as pessoas  trabalham para viver amanhã, economizam o seu dinheiro para gastar amanhã....

Elza Cohen - Qual é a sua idade e profissão ? 
Deepanker Dua - Sou um sonhador de 29 anos de idade. Sou Engenheiro de Tecnologia da Informação.
Eu trabalhei como vendedor de tecnologia da informação na India e em Singapura. Mas 
eu adorei quando eu trabalhava como barman!

Elza Cohen - Como veio parar no Brasil e porque escolheu o país pra essa jornada? 
Deepanker Dua - Eu queria ver o outro lado do mundo, longe da Índia. Mas eu não escolhi o Brasil, o Brasil me escolheu. Cheguei aqui para ficar apenas por um mês, mas amei essa terra e seu povo tanto que eu acabei ficando 6 meses.

Elza Cohen - Qual momento da viagem voce  achou mais emocionante?
Deepanker Dua - Foram vários momentos, os mais emocionantes foram quando eu encontrei com estranhos, e eles se tornaram minha família. Eu conheci os meus pais e irmãos do coração aqui no Brasil. Foi como se eu os conhecesse em vidas anteriores. Olha, eu sou um índiano. Eu acredito em vidas passadas, Leitura de mão, elefantes, as vacas..., kamasutra ... (Arey baba...)

Elza Cohen - E a religiosidade dos dois países, voce viu semelhanças?
Deepanker Dua - As pessoas são muito semelhantes., são seres humanos. Eu não posso dizer o mesmo sobre a religião. Eu não sou uma pessoa muito religiosa. Mas uma coisa que me surpreendeu muito aqui no Brasil foi descobrir que existem muitas pessoas seguem o hinduísmo, o budismo, sikhismo (em Belo Horizonte existe um grupo de Siskh muito sério), yoga e meditação. Aqui eu encontrei mais pessoas que seguem estes aqui, do que entre os meus amigos na Índia. Por exemplo, eu conheci um cara chamado Milton no Vale do Capão. Ele é um brasileiro que nunca foi para a Índia. Mas ele sabe mais sobre a cultura indiana e tradições do que qualquer dos meus amigos na India.  Isso me fez ficar tão espantado e emocionado que eu fiz um documentário sobre ele. Você pode ver na minha página no Facebook - www.facebook.com/eu.sou.jornada 
Elza Cohen - É verdade que voce ganhou um nome brasileiro dos amigos que fez pelo caminho?
Deepanker Dua - Sim, eles me chamavam de Caetano. Eu usá-lo quando as pessoas não conseguiam pronunciar meu apelido - Deep. 

Elza Cohen - Voce disse que as pessoas na Bahia sempre diziam que voce se parece com o cantor Caetano Veloso quando era jovem. Voce sobe sobre ele? gosta das suas musicas?
Deepanker Dua - hahaha, ... Sim, meus amigos da Bahia, me deram esse nome, mas em São Paulo tambem alguns dos meus amigos me chamam desse nome. Eles dizem que eu pareço com ele um pouco quando era jovem, principalmente o sorriso. Às vezes, quando eu quero brincar, eu digo às pessoas que eu sou o filho dele da Índia que ele nunca chegou a conhecer. Ele foi a India fazer show e deixou a esposa lá e retornou ao Brasil sem saber que ele tem um filho. Agora, estou no Brasil buscando por ele hahaha. Uma brincadeira, só apenas para umas boas risadas ... mas uma vez eu encontrei uma mulher que acreditou nesta história. Ela foi tào doce, chamou toda a sua família para pensar em como ela podia ajudar  a me apresentar ao meu pai - Caetano Veloso....foi muito engraçado.
Eu gosto de sua música. Especialmente de um vídeo que um amigão me mostrou de uma musica que ele canta com Djavan - "Sina", quando ele era muito jovem. Eu concordo em algumas partes que eu me pareço um pouco com ele, só que eu sou mais churrascado \ assado (minha cor)

Elza Cohen - O seu Portugues é muito bom, como voce aprendeu tão rápido?
Deepanker Dua - Aqui no Brasil as pessoas são muito  solidárias, quando eu falo errado elas me corrigem, acho que foi por isso que eu aprendi rápido. E eu gosto de falar Portugues para me comunicar melhor com as pessoas.

Links
Pagina da viagem 
Facebook pessoal 
Canal Youtube 

Photo © Elza Cohen






2 comentários:

۞ Potira ۞ disse...

As mina pira nas fotos dele sem camisa...

huahahuauhauha

=D

Gostei do projeto dele! Ele seguirá por outros países?

resumo fotografico disse...

Ei Potira, obrigada pelo comentário! verdade, as minas piram no Deep, tanto nas fotos sem camisa quanto no sorriso, muito carismatico rssrrsr...

Esse projeto dele é muito interessante, semelhante ao que irei fazer na India....ele seguirá pra America latina, já está na Bolivia no momento.