16.5.10

Chenda, um tambor usado para acompanhar varias formas de danças e arte religiosa hindu de Kerala e Karnataka - India.

Chenda é um instrumento de percussão (tambor) cilindrico de madeira usado amplamente em Kerala, Sul da india e em algumas partes de Karnataka onde é chamado de Chende.
Esse tambor tem um comprimento de 2 metros e um diâmetro em pé. Ambas as extremidades são cobertas (geralmente com pele de vaca)e é usado preso vericalmente no pescoço dos bateristas usando duas varas para tocar. Este instrumento é famoso por seu som forte e rígido. Chenda e indispensável no acompanhamento para a dança Kathakali em Kerala.A versão em Karnataka, conhecido como Chende, também é usado na dança dramática conhecida como Yaksha Gana. Possui cabeças em ambas as extremidades, mas somente um lado é tocado.


























O Chenda é tocado principalmente como acompanhamento nas formas de arte religiosa hindu de Kerala e em dancas como: Kathakali, Koodiyattam, Kali Kannyar e entre muitas outras formas de danças e rituais em Kerala e em uma dança-drama chamado Yakshagana que é muito popular em Karnataka. É tradicionalmente considerado como um "Asura Vadyam", que significa que ele não pode ir em harmonia. Alguns links e videos abaixo para saber mais sobre o assunto.
http://en.wikipedia.org/wiki/Kathakali (Kathakali - tradicional dança teatral de Kerala)

Chenda

http://chandrakantha.com/articles/indian_music/chenda.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Chenda
http://www.indianetzone.com/21/yakshagana_dance_form_karnataka.htm (Yahashagana- tradiocianal dança drama teatral de Karnataka)
Kathakali (Kerala)

Kathakali in Kerala

Yakshagana Dance From Karnataka

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpe dois metros de comprimento???