4.9.12

O festival Onam, foi celebrado com muitas côres, flôres e sabores do Sul da India no ICC-SP, domingo passado.

Cobertura fotográfica da celebração do festival Onam,  que aconteceu no Centro Cultural Indiano-SP,  neste domingo (2 /set.). 
 
O evento reuniu várias familias indianas que moram e trabalham no Brasil. Tiveram algumas atividades e elementos tipicas de Onam como os tapetes de flôres (pookalam) na porta e o almôço  (Sadhya ) que é tradicionalmente uma refeição vegetariana servido em fôlhas de banana . As pessoas sentam de pernas cruzadas no chão sobre uma esteira onde todos os pratos são servidos na folha e comido com as mãos sem o uso de talheres.





































Onam é um festival hindu celebrado pelo povo de Kerala , na Índia . O festival comemora a Vamana avatar de Vishnu e do regresso a casa posterior do lendário imperador Mahabali . É o festival do estado de Kerala e cai durante o mês de Chingam (agosto-setembro) e tem a duração de dez dias. O festival é marcado por diversas festividades, incluindo tapetes de flores intrincadas, almoços elaborados banquetes em folhas de bananeiras, corridas de barco de cobra (Vallam Kali - Snake boat),Onappottan, Kaazhchakkula em Guruvayoor, Puli Kali , Kaikottikkali, etc.
Onam é comemorado no início do mês de Chingam, o primeiro mês do Calendário Malayalam (Kollavarsham). Na verdade, existem quatro dias de Onam. O dia mais importante de Onam (conhecido como Thiru Onam) é o segundo dia. A festa acontece em 10 dias antes da começar este dia (em Atham), com a preparação de arranjos florais (pookalam) no chão na frente das casas.
Onam é um dos festivais hindus mais antigos que ainda é celebrada com uma grande devoção. Segundo a lenda, Onam marca o regresso do rei Mahabali, um lendário rei, que governou Kerala nos tempos antigos. Esse período se acreditava ser a idade de ouro da Kerala, as pessoas estavam felizes, livres de danos e completa harmonia e prosperidade estava lá. Esta idade de ouro terminou quando Vamana (um avatar de Vishnu) empurrou o rei Mahabali, nas profundezas da terra. Satisfeito com honestidade e generosidade de Mahabali, o Senhor concedeu-lhe um desejo de que ele pode visitar o seu reino e temas queridos uma vez ao ano.



Photos e texto por Elza Cohen

Nenhum comentário: